31 outubro, 2016

Comissões VAI 1 e 2 visitam projetos!

Nestes últimos meses as Comissões de Seleção e Acompanhamento de projetos do Programa VAI, modalidades 1 e 2, saíram da sala de reunião e foram à campo acompanhar o desenvolvimento das propostas aprovadas nesta edição.




A zona sul foi a região que primeiro recebeu a visita. Foram visitados 5 projetos do VAI e 1 Ponto de Cultura. O espaço do coletivo Herdeiras de Aqualtune recebe hoje os projetos "Feminina, periferia um pedaço da África" (VAI 2) e "Lambidas Periféricas - Artes Políticas nas Ruas" (VAI 1). Lá funcionam estúdio de gravação e mixagem de som, estúdio de fotografia, biblioteca, cozinha comunitária e espaço expositivo.


Casa das Herdeiras de Aqualtune: "Feminina, periferia um pedaço da África" e "Lambidas Periféricas", Zona Sul

Já no Ponto de Cultura Sacolão das Artes, as comissões conversaram e orientaram os grupos que desenvolvem os projetos "Tendência Urbana" (VAI 1) e "Periferia, Cultura e Resgate: M'Boi Mirim" (VAI 1). O último espaço a ser visitado foi o "Ateliê Cendira" (VAI 1) que estava sendo inaugurado naquele mesmo dia. Além de ateliê de costura, o espaço também vai promover oficinas que trabalhem com a temática do meio ambiente e vegetarianismo e, na garagem, vai rolar também um brechó!


Sacolão das Artes: "Tendência Urbana" e "Periferia, cultura e resgate: M'Boi Mirim", Zona Sul.




Ateliê Cendira, Zona Sul.

Além dos integrantes das Comissões, também estavam presentes membros da equipe da Cidadania Cultural/Programa VAI e a Secretária de Cultura Maria do Rosário Ramalho.

Em outubro foi a vez da Zona Norte receber as comissões! 

O primeiro ponto de parada foi o espaço "Nia Domo" do coletivo Sinfonia de Cães - hoje um Ponto de Cultura, mas já foi VAI por dois anos como coletivo e um terceiro como pessoa jurídica (quando havia esta possibilidade no programa). Em articulação com o Banco de Alimentos da Vila Maria, o Nia Domo está construindo sua sede de forma totalmente sustentável em uma área antes cheia de entulho. O espaço também acolhe outros coletivos que já passaram pelo VAI, como o C.O.V., que desenvolve o trabalho de permacultura e construção no local.


Nia Domo, Zona Norte.

Depois de um lanche vegetariano, foi a vez de visitarmos o Casarão, ou Casa de Cultura da Vila Guilherme. O equipamento foi recém inaugurado, mas já conta com a participação ativa de diversos coletivos que hoje recebem apoio do VAI, entre eles, a Comissão pode conversar com o "Integrando Culturas" (VAI 2), coletivo Semillas, "Game of Skate e Cultura", coletivo ASCU (VAI 1), e "Teatro nos Jardins" da Cia Off Off Broadway.



Casa de Cultura da Vila Guilherme: "Integrando Culturas", "Game of Skate e Cultura" e "Teatro nos Jardins", Zona Norte.


Esta é uma das ações desenvolvidas pelo Programa para aproximar a comissão dos coletivos apoiados e vice-versa. As duas comissões são formadas por representantes do governo e pessoas da sociedade civil que estão em coletivos, movimentos ou instituições que atuam com temas ligados à cultura ou juventude (no caso do VAI 1, em especial).



Nestes encontros também foi importante conhecer as conexões do VAI com os outros programas da Cultura, como os Pontos de Cultura, Agentes Comunitários e equipamentos, e de outras secretarias, como o banco de alimentos da Secretaria do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo.



Ficam aqui nossos agradecimentos aos coletivos que acolheram a proposta, à Coordenadoria da Juventude e Sec. do Des., Trab. e Emp. que viabilizaram os ônibus para estas jornadas e aos membros das Comissões que disponibilizaram dois finais de semana para conhecer estes projetos!

Programa VAI